Layout do blog

Dia mundial do Consumidor: o que sua empresa precisa saber

dia do consumidor

No dia 15 de março é comemorado o dia mundial do consumidor. É uma data comercialmente conhecida por proporcionar produtos consideravelmente abaixo do preço normal, entretanto, esse não era o objetivo quando ela surgiu. Além das ofertas, é um marco na luta por respeito às relações que acontecem no mercado, especialmente as quais o consumidor está envolvido.


Dia do Consumidor no Brasil: Como surgiu

No Brasil foi através da Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor em 1991, a garantia da proteção dos direitos do consumidor. Após os debates na época também foi criado um importante instrumento: o Código do Direito do Consumidor e surgiu o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que fortalece a proteção das relações de consumo em todos os municípios e estados brasileiros e também funciona como mediador de conflitos.


Com o passar do tempo, o dia 15 se estendeu para o restante de março e todo o mês se tornou um período de visibilidade aos direitos dos consumidores. Mas que direitos são esses? Alguns são: à informação, educação para o consumo, proteção contra a publicidade enganosa, liberdade de escolha, segurança, canais para ser ouvido, entre outros.


A data se tornou um ponto forte para o comércio, mas para além das ofertas, a We Do Logos não quis oferecer apenas descontos exclusivos, mas trouxemos também um conteúdo recheado de informações no que concerne a esse dia.

Pois nesse dia – e todos os outros – prezamos pelo respeito na nossa relação com o consumidor.


Compreendendo o consumidor   

dia do consumidor


De acordo com uma recente pesquisa do Think With Google, é urgente a necessidade de compreender a mudança do comportamento e hábitos do consumidor, que tem ocorrido cada vez mais rapidamente, pois as empresas devem estar atentas a elas e se atualizar para acompanhar. A pesquisa ainda destaca que o consumidor nunca foi tão omnicanal (presente em diversos formatos de meios de comunicação) e isso requer uma adaptação redobrada.


Mas e do outro lado, como as empresas podem se engajar nesse movimento? Além de estarem preparadas para a constante atualização, é necessário boas doses de resolutividade, paciência e empatia na hora do atendimento ao cliente.


Para te ajudar, trouxemos algumas dicas certeiras pra te ajudar nessa trajetória:


Analisar o mercado e o seu público-alvo


Entender o interesse das pessoas pelo produto ou solução que você deseja oferecer. É entender o padrão de consumo das pessoas, com base em suas necessidades e buscas.


Divulgar seu trabalho e se comunicar com o seu público de forma eficiente


Ao planejar um negócio você deverá destinar recursos para profissionalizar a comunicação da sua marca. Também é preciso que você pesquise e conheça quais são os canais de comunicação mais consumidos pelo seu

público.


Aposte no marketing de verdade


É fundamental que você crie a base da sua comunicação, com um logotipo do seu negócio. Você também pode apostar em diversos materiais: cartão de visita, folheto de divulgação, fachada da loja, cardápio, nas redes sociais e até mesmo no seu site.


A grande ideia é fazer com que as pessoas guardem a sua marca na cabeça. E para alcançar esse objetivo você precisará estar antenado às tendências, novos hábitos e os novos concorrentes também. Procure um profissional e não caia no engessamento. A We do logos pode te ajudar nisso.


O cliente deve ser a sua maior preocupação


Uma relação transparente, honesta e com objetividade na comunicação: uma preciosidade. Para tal, garanta o cumprimento com os prazos e que está entregando a ele tudo o que prometeu e se mostre disponível para resolver

possíveis conflitos.


Estar atento a todos esses detalhes é o melhor presente que você pode dar para o consumidor do seu produto.


Entendeu como se precisa tratar o consumidor com total respeito e transparência? Essas dicas te ajudou de alguma forma? Conta pra gente se faltou algum ponto a ser mencionado!

pdv
Por Jorge Carvalho 25 mar., 2022
PDV? Descubra o que significa
significado das cores
Por Jorge Carvalho 18 mar., 2022
Significado das cores na identidade visual: saiba como suar adequadamente
abrir empresa portugal
Por Jorge Carvalho 16 mar., 2022
Abrir empresa em Portugal? Saiba como
criar identidade visual
Por Jorge Carvalho 11 mar., 2022
Passo a passo de como criar uma identidade visual ideal para sua marca
dia do orgulho lgbt
Por Jorge Carvalho 09 mar., 2022
Dia do orgulho LGBT: Como as empresas comemoram esse dia
criar google meu negocio
Por Jorge Carvalho 04 mar., 2022
Google Meu Negócio: aprenda a criar uma conta para sua empresa
dia internacional da mulher
Por Jorge Carvalho 02 mar., 2022
Histórias e campanhas criativas sobre o Dia Internacional da Mulher
empresas area da saude
Por Jorge Carvalho 25 fev., 2022
Empresas na área da saúde: veja as tendências
contabilidade nas empresas
Por Jorge Carvalho 23 fev., 2022
Contabilidade nas empresas: o que precisa entender
abrir empresa eua
Por Jorge Carvalho 18 fev., 2022
Abrir empresa nos EUA: Saiba como é possível
Mais Posts
Share by: