Layout do blog

Empresas na área da saúde: veja as tendências

empresas area da saude

O setor de saúde movimenta bilhões na economia todo ano no Brasil. Em 2021 o valor girou em torno de R$ 310 bilhões, valor que representa um acréscimo de 13,8% em comparação ao ano de 2020 e 21% ao ano de 2019. E a tendência das empresas na área de saúde é só aumentar.


É um fato os holofotes para a área da saúde, um mercado naturalmente necessário e promissor teve escancarado a sua demanda por profissionais de todos os segmentos por conta da pandemia. As opções profissionais neste setor são variadas: medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, fisioterapia, educação física, biomedicina, nutrição, entre outros.


O efeito pandemia


O mercado aquecido aliado a necessidade constante de pacientes sempre em busca de profissionais competentes e bem preparados se torna uma carreira almejada por muitos. Para isso, é necessário ter em mente a constante flexibilidade para se adaptar a diversos contextos. Um exemplo, é a consolidação das teleconsultas que têm sido difundidas no meio digital após o início da pandemia.


A possibilidade de atender de forma remota permite que os profissionais alcancem possíveis pacientes de outras cidades e estados. Em 2020, por conta da pandemia, as teleconsultas foram autorizadas em diversas áreas da saúde pelo Ministério da Saúde e aparentemente, não serão uma alternativa passageira. Em 2021 a busca pelas teleconsultas foram altíssimas e em 2022 a busca continua grande.


Neste contexto, gostaríamos de explicar a importância de investir na elaboração da sua imagem profissional. Em um mundo digital e competitivo, a identidade visual ganha destaque por conseguir comunicar valores de forma

direta.


Comunicação visual das empresas no segmento de saúde


Aqui na We Do Logos realizamos o estudo para a elaboração da identidade visual, avaliamos símbolos, cores e tipografias que sejam coerentes com a mensagem a ser transmitida. Podemos elaborar também um logotipo que representará você como profissional de forma única.


Podemos criar todo o material para o seu visual e todo os itens necessários para o seu consultório, clínica, laboratório ou hospital. Para o material gráfico temos folder, folheto, outdoor; dispomos de itens de papelaria como os cartões de visita, pastas, agendas, envelopes e também trabalhamos com materiais visuais para o meio digital através de criação de artes para publicações, cartões virtuais, etc.


Todas essas produções serão criadas a partir de estratégias de comunicação aliadas a ética da saúde. É uma tarefa complexa, mas possível. Separei alguns itens interessantes que qualquer empresa no segmento de saúde pode aproveitar além da logo:


Material Digital


Como foi citado acima, a experiência das consultas online cresceu muito na pandemia, o que se tornou ainda mais importante ter um bom posicionamento nas redes sociais e a importância de se ter um site, onde a pessoa pode não só colher mais informações como também tirar dúvidas, conversar com um consultas, agendar consultas e mais.


Para isso, é necessário não só ter contas nas principais redes sociais como também atualizar com posts criativos com bastante frequência.


Itens de papelaria


Aqui são os itens que os consultórios há mais tempo utilizam e continuam sendo um diferencial muito grande entre ter e não ter e mais ainda: ter de maneira profissional e não ter de forma profissional. São eles:


  • Cartão de visita
  • Carteira de vacinação
  • Papel timbrado
  • Envelope
  • Pasta
  • Ficha de cadastro
  • Receituário
  • Caneta ou copo personalizado


Material de apresentação


Indo mais além dos itens de papelaria, temos materiais de apresentação / prospecção, que podem ser:


  • Folder
  • Folheto
  • Flyer
  • Fachada
  • Cartaz


> Quer saber mais? Clique aqui e veja lista completa!

> Veja mais exemplos!


Como diferenciar empresas na área da saúde


O setor da saúde pode oferecer aos seus públicos uma variada gama de possibilidades, mas uma coisa é certa: a chave neste segmento é o relacionamento. Com algumas diferenças das demais áreas, os profissionais de marketing apresentam dificuldades em entender as especialidades do setor que acabam por influenciar em um bom trabalho.


Acima de tudo é preciso respeitar os códigos de ética, os Conselhos Regionais e Federal de cada profissão, assim como algumas regras que o Ministério de Saúde lançam. É necessário estar atualizado quanto a essas diretrizes que dizem muito sobre como os profissionais de saúde devem se portar. Apenas com esta base de informações será possível traçar um caminho para desmistificar que os profissionais de marketing não podem colaborar nesse setor.

empresas area da saude


Ainda mais desafiador, o setor de saúde é um mundo a ser desbravado, podendo abarcar hospitais, clínicas, laboratórios, consultório ou trabalhos autônomos. Cada atuação terá um tipo de comunicação diferentes, assim como cada um terá um tipo de relacionamento com o seu público. Em todos os casos, é necessário produzir conteúdo de valor e construir um relacionamento baseado na confiança.


Uma das características mais fundamentais é não tratar o serviço de saúde como produto, pois a percepção do cliente nesta área é distinta. Isso tem que ser traduzido de uma forma singular. E um contexto pandêmico, não se para em repensar estratégias atendimento e relacionamento com os pacientes.


Temos uma nova modalidade: os pacientes digitais. De qualquer forma, o mais importante é cumprir o papel social da saúde de informar e educar; ampliar a visibilidade e autoridade os locais e dos profissionais; potencializar o alcance do serviços disponíveis.


Mesmo com a instabilidade econômica dos últimos anos, o segmento da saúde continua a crescer. As expectativas são consideravelmente boas e as oportunidades também.


Se você é dessa área ou pretende abrir uma empresa nesse segmento, quais dúvidas ainda tem e que podemos te ajudar? Deixe sem comentário aqui embaixo!

pdv
Por Jorge Carvalho 25 mar., 2022
PDV? Descubra o que significa
significado das cores
Por Jorge Carvalho 18 mar., 2022
Significado das cores na identidade visual: saiba como suar adequadamente
abrir empresa portugal
Por Jorge Carvalho 16 mar., 2022
Abrir empresa em Portugal? Saiba como
criar identidade visual
Por Jorge Carvalho 11 mar., 2022
Passo a passo de como criar uma identidade visual ideal para sua marca
dia do orgulho lgbt
Por Jorge Carvalho 09 mar., 2022
Dia do orgulho LGBT: Como as empresas comemoram esse dia
criar google meu negocio
Por Jorge Carvalho 04 mar., 2022
Google Meu Negócio: aprenda a criar uma conta para sua empresa
dia internacional da mulher
Por Jorge Carvalho 02 mar., 2022
Histórias e campanhas criativas sobre o Dia Internacional da Mulher
contabilidade nas empresas
Por Jorge Carvalho 23 fev., 2022
Contabilidade nas empresas: o que precisa entender
abrir empresa eua
Por Jorge Carvalho 18 fev., 2022
Abrir empresa nos EUA: Saiba como é possível
abrir pet shop
Por Jorge Carvalho 16 fev., 2022
O que precisa saber antes de abrir seu pet shop
Mais Posts
Share by: