Layout do blog

8 dicas para fotógrafo na hora de criar o seu cartão de visita

fotografo cartão de visita

Uma grande responsabilidade surge quando um fotógrafo precisa de um cartão de visita. A elaboração do material de divulgação pelo designer não servirá apenas para fins informativos, mas precisará demonstrar bom gosto e um refinado senso estético – essencial para os profissionais da área.


Os possíveis clientes dos fotógrafos naturalmente irão procurar alguém para realizar um trabalho significativo: registrar momentos importantes. E ninguém gostaria de ter estes registros com uma qualidade duvidosa, correto? Ao receber o cartão de visita de um fotógrafo o possível cliente já conseguirá ter, de cara, uma primeira impressão do trabalho que o profissional realiza.


Portanto, nem pensar em um material de produção de baixa qualidade, layout esquisito, imagens mal escolhidas e cores desarmônicas. Para que isso não aconteça, vamos dar algumas dicas, divididas em dois pontos: produção do

material e guia para produção e impressão.


Dicas valiosas na produção: cartão de visita para fotógrafo


1- Aposte em símbolos


Não existe um símbolo propriamente dito da fotografia, mas existem vários elementos que são associados a fotos. Você pode utilizar câmeras, sorrisos, molduras de porta-retratos, lâmpadas de flash, equipamentos utilizados no dia a dia do fotógrafo, entre outras ideias. E já que é para fazer um símbolo, porquê não aproveitar para criar seu logotipo?


2- Logotipo


Ao contratar um designer profissional você está contando com alguém que domina a maneira correta de reunir elementos gráficos harmonicamente, o que facilitará na construção de uma logomarca para você. Aproveite!


3- Tipografia


A escolha do tipo de letra colabora no que você tem a comunicar sobre o seu negócio. As letras inclinadas, nomeadas como itálicas, geram a impressão de movimento e sofisticação; letras grossas, chamadas bold, remetem a solidez; já as letras que possuem traços mais finos, conhecidos como light, são associadas a leveza e modernidade.


4- Cores


As cores são facilmente associadas com sentimentos e isso não pode ser negligenciado na hora de elaborar um cartão de visita. Um ponto interessante nessa etapa é a possibilidade de consultar com cautela as obras do fotógrafo, captar o estilo dele e a mensagem que ele tenta passar com suas fotografias para alinhar com o que será produzido no cartão. Após o processo de elaboração concluído, passamos para o próximo: produção e impressão.

fotografo cartão de visita


Dicas para guiar a impressão e produção


5- Gramatura


Um bom cartão de visita deve ser rígido e firme, evitando ao máximo que ele amasse ou se dobre. Para garantir resistência e durabilidade, considere a gramatura de 200 mg/m².


6- Escolha do papel


O papel mais indicado é o couché fosco. O couché com brilho gera uma impressão um pouco mais “pesada”, já o couché fosco não. Existe uma alternativa mais tradicional e conservadora, o papel vergê. Porém, é considerada mais antiquada. Também existem os papéis artesanais, geralmente com mais possibilidade de personalização. Neste caso, deve-se ficar atento pois estes papéis têm um tom que geralmente interferem nas cores.


7- Tamanho do cartão de visita


As dimensões padrão têm medidas de 9 cm por 5 cm. Mas sempre é possível inovar e fazer cartões em formatos diferenciados. O maior cuidado a ser tomado é para que eles não fiquem grandes demais a ponto de dificultar guardar no bolso ou pequenos demais a ponto das pessoas o esquecerem.


8- Acabamentos


Existem alguns tipos de acabamentos muito usados. Eles podem ser empregados em conjunto ou separados, dependendo do seu orçamento e de seu gosto pessoal: cantos arredondados, laminação fosca e muitos outros. Cada um dá gera um ar diferenciado para o cartão, apenas siga sempre em mente a mensagem que quer passar.


E aí, curtiu as dicas para criar um bom cartão de visita para fotógrafo? Conte pra gente se já conhecia essas dicas e se faltou alguma outra dica bem valiosa que merece ser compartilhada!

pdv
Por Jorge Carvalho 25 mar., 2022
PDV? Descubra o que significa
significado das cores
Por Jorge Carvalho 18 mar., 2022
Significado das cores na identidade visual: saiba como suar adequadamente
abrir empresa portugal
Por Jorge Carvalho 16 mar., 2022
Abrir empresa em Portugal? Saiba como
criar identidade visual
Por Jorge Carvalho 11 mar., 2022
Passo a passo de como criar uma identidade visual ideal para sua marca
dia do orgulho lgbt
Por Jorge Carvalho 09 mar., 2022
Dia do orgulho LGBT: Como as empresas comemoram esse dia
criar google meu negocio
Por Jorge Carvalho 04 mar., 2022
Google Meu Negócio: aprenda a criar uma conta para sua empresa
dia internacional da mulher
Por Jorge Carvalho 02 mar., 2022
Histórias e campanhas criativas sobre o Dia Internacional da Mulher
empresas area da saude
Por Jorge Carvalho 25 fev., 2022
Empresas na área da saúde: veja as tendências
contabilidade nas empresas
Por Jorge Carvalho 23 fev., 2022
Contabilidade nas empresas: o que precisa entender
abrir empresa eua
Por Jorge Carvalho 18 fev., 2022
Abrir empresa nos EUA: Saiba como é possível
Mais Posts
Share by: