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Significado das cores na identidade visual: saiba como suar adequadamente

significado das cores

O significado das cores afetam nossos pensamentos, emoções e ações, mesmo que não tenhamos consciência disso. Isso se deve ao fato de que as cores atuam nas nossas mentes.


Atualmente existem diversas pesquisas direcionadas ao estudo das cores e a suas possíveis influências, inclusive suas aplicações no marketing, na realização de  publicidades, e afins.


O impacto das cores pode ser observado em todos os cantos: sites, outdoors, ações publicitárias, redes sociais, redes de streaming, ou seja, na identidade visual das marcas como um todo, etc.


Ao estudar sobre as possíveis influências você terá mais propriedade e segurança para elaborar uma identidade visual que transmita a mensagem que você quer, tornando mais fácil o processo de alinhar o que você quer com o que você de fato transmite.


As cores e o consumo: a psicologia das cores


Um estudo muito importante realizado em relação a influência das cores é a psicologia das cores, uma teoria criada com o objetivo de explicar como elas influenciam nos nossos sentimentos, emoções e além disso: como podem afetar nossas percepções, ideias e desejos.


Conheça mais sobre o trabalho >> aqui <<. 


De acordo com uma pesquisa desenvolvida por Neil Patel pela QuickSprout, 93% dos consumidores consideram a aparência visual um fator determinante para finalizar uma compra e 85% dos participantes acreditam que somente a cor pode levá-los  a adquirir um produto.


Ou seja, uma escolha errada da cor pode ocasionar um fracasso nos resultados e a escolha certa, o contrário. A conclusão da pesquisa foi de que a cor tem grande peso na decisão no momento do consumo. 


Mas é sempre válido lembrar: nenhuma cor está absolutamente sozinha, ela sempre está inserida em um contexto. E isso nunca deve ser deixado de ser levado em consideração, pois a generalização pode levar a tomada de decisões equivocadas.


O essencial é compreender os significados das cores e como as suas dinâmicas podem impactar de forma favorável ou desfavorável o seu negócio. A grande questão reside em aprender a combiná-las de forma harmoniosa e bem-sucedida ao transmitir a mensagem que despertará as emoções desejadas no seu público-alvo.


Para os profissionais que lidam com produções visuais e criativas o assunto é de um valor gigantesco porque permitirá fazer o uso mais adequado de cada uma e facilitar o processo criativo.

significado das cores

Algumas etapas importantes desse processo


 1 - Definir o seu branding


O posicionamento é a maneira como seu público-alvo enxerga a sua empresa, ou, como você quer que ela seja vista

Quando você definir as estratégias de branding da sua empresa, você deve considerar o significado das cores que serão utilizadas para executar o posicionamento da sua marca.


Um bom exercício: pense nos sentimentos que você deseja despertar nas pessoas quando elas entrarem em contato visual com a sua marca.


2 - Estude o seu público-alvo


Para uma boa aplicação das cores é fundamental um bom estudo do público-alvo. Será fundamental separar momentos para conhecer detalhadamente as dores, os desejos e os comportamentos dos seus potenciais clientes.


 É bom avaliar a faixa etária do público, mais jovem, mais velho, o gênero, feminino ou masculino, por exemplo.

Busque referências e descubra quais componentes são atrativos para o seu segmento e se inspire. 


3 - Definir a identidade visual e os seus principais componentes


A identidade visual será uma ferramenta fundamental para a sua marca, mas precisa de requer estudo e profissionalismo. Precisamos compreender que a identidade visual é um dos principais meios de comunicação com o cliente, e por isso, carrega bastante responsabilidade.


Ela deve abranger todos os elementos que identificam a sua marca como cores, logotipo, slogan, website, campanhas de e-mail marketing, contas comerciais nas redes sociais, dentre outros.


Tenha em mente que terá influência direta em como as pessoas percebem o seu negócio. Demonstra relevância, autoridade, credibilidade, entre outros aspectos importantes. Sugerimos contratar profissionais com experiência na área para ajudar nesse momento.

significado das cores

As representações de cada cor


Você conhece o significado atribuído a cada cor? Separamos alguns para destacar, vamos lá:


Branco: é uma cor que remete à verdade e pureza, ela é excelente para conteúdos informativos e institucionais  ou para materiais feitos com um toque minimalista, transmitindo simplicidade e ao mesmo tempo elegância.


Vermelho é uma cor quente e considerada muito poderosa, chamando facilmente a atenção das pessoas, e por este motivo, requer cuidado ao usá-la. Ela remete a paixão, ódio, amor, ou seja, carrega um simbolismo forte e por isso costuma roubar atenção.


Já o Azul é geralmente associado à harmonia, confiança e calma. É uma cor fria que encontramos em diversos lugares comuns, como no céu e no mar e por isso remete a tranquilidade para muitas pessoas. É utilizada por aqueles que gostam de se associar com tais sentimentos mais serenos.


O Verde é geralmente associado à natureza e à esperança. Por conta disso, muitas empresas que lidam com o meio ambiente apostam nessa cor. Além disso, o verde também pode trazer outras sensações, como: equilíbrio, harmonia, frescor, etc.


Já o Amarelo é uma cor vibrante, nos remetendo à vitalidade, alegria e otimismo. Ela é bem conhecida pela sua função como aviso, principalmente pela sinalização de trânsito, ela pode ser estratégica para destacar alguma informação e se usada da forma correta pode transmitir sentimentos positivos pois é uma cor solar e remete a otimismo e calor.


Com todas essas informações, esperamos que você consiga usar as cores a seu favor.


Por que contratar um designer?


Encontrar um designer hoje em dia não é fácil. Além do tempo que você gasta fazendo entrevistas, analisando portfólio e no final não receber como esperava, ainda tem o fator financeiro.


Com plano de assinatura da We Do Logos intermediamos um profissional de criação para você a um custo muito mais em conta e ganhe mais tempo para atender as outras atividades da sua empresa.

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