O que precisa saber antes de abrir seu pet shop

Se você tem espírito empreendedor e um apurado sentimento de carinho por animais domésticos, isto já é um indicador para você começar a pensar em abrir o seu pet shop, que pode ser um empreendimento muito lucrativo.
O mercado no segmento pet
A atividade de pet shop vem se tornando cada vez mais relevante no cenário econômico, com um mercado que vem crescendo desde 1990 e que explicam o vigor do mercado brasileiro, que é o 7º do mundo em faturamento e 3º em população.
Um levantamento feito pelo Instituto Pet Brasil, considerando os principais mercados pet do mundo, foi projetado para 2021 a cifra de R$50 bilhões de faturamento, o que representa um crescimento aproximado em 22%, com relação ao ano anterior.
O desenvolvimento do segmento no Brasil envolve o segmento de pet food (alimentos), pet care (equipamentos, utilidades e produtos de higiene e beleza) e pet vet (medicamentos veterinários). Como referência, o pet food, isoladamente, deve representar R$ 27 bilhões ou 53% do faturamento total.
O que preciso ao abrir meu pet shop?
A grande afinidade dos seres humanos com os seus animais de estimação torna os clientes deste mercado mais exigentes e cautelosos na busca de melhores produtos e serviços para seus pets.
O foco nos estabelecimentos é a comercialização de produtos, tais como: coleiras, roupas, rações, camas, casinhas, shampoos, remédios, vitaminas, vacinas, etc, bem como, a prestação de serviços como: banho, tosa, hospedagem, consultório veterinário, passeios, dentre outros.
O pet shop é um espaço que oferece alguns serviços, e deve ter uma estrutura básica do ambiente nas seguintes condições de atendimento:
- Sala para tosa e secagem;
- Piso impermeável;
- Sala para o abrigo dos animais;
- Espaço para comercialização dos produtos;
- Iluminação apropriada;
- Estacionamento de carros de clientes (considerado diferencial importante a nível de facilidade de acesso).

Como abrir seu pet shop
De acordo com o SEBRAE são necessárias a obtenção de diversas licenças para ter o seu pet shop funcionamento, além dos documentos rotineiramente exigidos ou passos para a abertura de empresa; registro na Junta Comercial, inscrição no CNPJ, Inscrição na Prefeitura, etc. É preciso estar atento e atualizado a uma série de exigências legais, normas e decretos.
É preciso estar atento e atualizado sobre as exigências legais, normas e decretos, considerando que podem variar para cada município. Um exemplo para considerar a necessidade de atualização foi uma decisão tomada em 2018 na qual os pet shops passaram a não possuir a obrigação de ter um veterinário como técnico responsável, nem o registro no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária).
Com a contínua expansão do mercado, o empreendedor pode pensar e organizar a possibilidade do atendimento domiciliar, principalmente com o recente cenário de pandemia e o isolamento social, sendo estes indicadores de mudança progressiva de hábitos das famílias que possuem pet em casa e também, em decorrência das dificuldades e carências da pandemia, muitas pessoas se aproximaram dos seus pets.
O nível de conhecimento do proprietário do pet shop e sua equipe pode ser a diferença na conquista e fidelização da sua clientela, além da qualidade, variedade e preço. A We Do Logos pode te ajudar elaborando material gráfico para o seu negócio. Uma boa aposta é contar com profissionais especializados e divulgar seu trabalho de forma competente.