Contabilidade nas empresas: o que precisa entender

Atualmente
o mercado de contabilidade é um dos ramos mais atraentes e acirrados, atraindo muitas pessoas pela versatilidade da profissão e a sua possibilidade de proporcionar carreiras admiráveis. Com isso o mercado cresce e a concorrência aumenta.
Por ser um segmento de mercado em alta, ele prioriza profissionais com bom embasamento técnico e prático e com a habilidade de se atualizar constantemente para acompanhar de forma eficiente, ágil e precisa as variadas áreas envolvidas no seu mercado.
Segmento de contabilidade nas empresas
Algumas funções que um contador têm em seu dia a dia são acompanhadas ao sistema de controle que organiza e registra tudo o que envolva finanças, assim como ser responsável por apontar qual é a situação econômica, financeira e patrimonial de uma determinada empresa. Ou seja, além de organizar as finanças ele é apto para lidar com as responsabilidade fiscais.
O profissional também atua analisando relatórios contábeis e acompanha a execução de projetos econômicos, levando em consideração todas as variáveis envolvidas, para que assim seja possível a previsão e correção de problemas. É através do conhecimento de suas atribuições que percebemos a importância de contar com uma contabilidade eficiente.
O mercado de contabilidade já abarca uma quantidade razoável de carreiras importantes e se mostra capaz de abrir ainda mais perspectivas para o futuro, com mais condições de crescimento e com novas possibilidades de carreiras surgindo.
Listamos aqui alguns caminhos tradicionais que podem ser seguidos para nos familiarizarmos;
Analista contábil
Responsável pela conciliação contábil de uma empresa, acompanhando transações (da abertura até o encerramento das suas atividades) e elabora balancete por meio de relatórios. Emite análises de entradas e saídas com objetivo de promover a demanda de pagamentos e recebimentos, além de desenvolver promissória e apurar impostos (direto e indiretamente)
Analista financeiro
Trabalha com rotinas relacionadas ao setor financeiro das empresas. É o seu papel garantir a rentabilidade nas contas e investimentos. Em geral, ele planeja, gera e analisa recursos financeiros de uma empresa.

Consultor financeiro
Presente para orientar o empreendedor no planejamento estratégico e até ajudar no processo de precificação.
O consultor tributário
Oferece consultorias para as empresas, indicando o melhor caminho para resolver pendências relacionadas ao pagamento de tributos.
Estas são apenas algumas possibilidades. Outros caminhos caminhos podem ser percorridos, tais como: auditoria, criação do próprio negócio, vida acadêmica, etc.
Identidade Visual para escritório de contabilidade
O ramo da contabilidade é tradicionalmente conhecido por ser um trabalho reservado aos escritórios e unicamente aos profissionais, mas essa realidade tem mudado, pois a comunicação com o seu público-alvo tem se consolidado como base para os negócios crescerem. Para se comunicar e manter um relacionamento com os clientes, é necessário antes de tudo conhecer os canais de comunicação, escolher os mais adequados e definir a linguagem mais acessível.
Para isso, os profissionais da área contábil podem explorar e usufruir de diversos tipos de serviços que os designers oferecem; artes para as redes sociais, criação de logotipo, confecção de itens de papelaria.
A criação destes materiais gráficos é crucial para estabelecer uma comunicação com os seus clientes e gerar uma maior visibilidade para o seu trabalho, essencial para toda a sociedade. A melhor decisão neste momento é contratar profissionais especializados para garantir a transmissão de credibilidade e profissionalismo.
Quer conhecer alguns exemplos? Conheça alguns a seguir com ajuda da We do Logos!
Material Digital
A produção de material para o meio digital ajuda a alcançar estrategicamente o cliente em potencial, no momento em que ele busca um produto, serviço ou qualquer informação.
Em publicações de perfis profissionais, no caso do mercado de contabilidade, é importante oferecer informações de forma objetiva e apostar em artes mais modernas e dinâmicas nas redes sociais é um meio de facilitar o contato com os seus possíveis clientes.
Apesar de ser uma área um pouco conservadora e em maioria presencial, tem uma presença digital forte é extremamente importante para novas empresas. conhecerem sua marca e seu trabalho. Com isso, ter um site e redes sociais bem atualizadas são alguns pontos importantes para passar credibilidade.

Construção da logo
A logo é um dos elementos gráficos mais importantes. Considerar uma logo com o símbolo da profissão em destaque, neste caso, a contabilidade, pode reforçar o empenho com o seu profissionalismo. É importante passar uma 1º imagem significativa.

Itens de papelaria
Os itens de papelaria proporciona que você se apresente aos seus clientes demonstrando o máximo de profissionalismo e seriedade. Os itens, por si só, podem impressionar os clientes e fisgá-los para o seu negócio. Seus clientes ou possíveis clientes carregam sua marca com eles, seja em um cartão de visita, uma caneta personalizada, adesivo, pasta, envelope ou em um papel timbrado.
Sente o peso quando se usa um papel timbrado com sua marca comparando um papel em branco de folha A4?

Criação de website
Ter um site com um layout personalizado e programado de acordo com o seu objetivo pode fazer com que ele seja um meio dos clientes encontrarem você nos filtros de busca, e assim, se torne um gerador de oportunidades.

Material de prospecção
Estar presente no meio digital é importante, mas não vamos nos esquecer que impactamos empresas e pessoas todos os dias com nossa marca também. Ter um bom material gráfico para prospectar é tão importante quanto ter um bom site ou uma conta nas redes sociais atualizadas.
Ter um bom material como folder, folheto ou até mesmo fazer apresentações no power point (ou similar) são pontos chaves para um bom trabalho de prospecção.

Além da aposta na elaboração de materiais visuais, existem algumas tendências para 2022 no mercado de contabilidade que valem a pena serem levadas em consideração: ter a tecnologia como aliada de trabalho, apostar na consultoria e automação de processos, ambos segmentos cada vez mais requisitados.
Na trajetória do sucesso no ramo da contador é fundamental também desenvolver uma boa rede de contatos, o famoso “networking” e estar em constante aperfeiçoamento e atualização sobre a sua área, ação que demonstra um comprometimento ímpar e atrai novas clientes.
Quer ver mais dicas do que sua empresa de contabilidade pode criar? Veja lista de serviços que fazemos na We Do Logos e por um preço fixo mensal você cria artes ilimitadas! Não vai faltar material para o seu escritório de contabilidade fechar novas contas.