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A última sexta-feira do mês de novembro é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e lojistas: é o dia da famosa Black Friday. Neste ano, o evento ocorrerá no dia 26 de novembro.


A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e ficou famosa pelos registros das filas quilométricas em cada esquina, composta por pessoas que tinham o mesmo objetivo: aproveitar os descontos consideráveis e consumir o máximo pelo menor preço.


O sucesso norte-americano com a data chamou a atenção dos lojistas de outros países e ela passou a ser introduzida em outros lugares. No caso do Brasil, a data foi adotada em 2010.

como aproveitar black friday


Black Friday e o consumo digital

 


Inicialmente teve uma adesão tímida, mas aos poucos começou a ganhar força e gradualmente foi aumentando até se tornar o que é atualmente: um evento onde ocorre um dos maiores faturamentos com vendas, batendo recordes a cada ano. Em 2020, as vendas na Black Friday tiveram um crescimento de 31% em relação a 2019 de acordo com os dados da Compre&Confie. Em 2021 espera-se mais crescimentos.

 

Não podemos deixar de considerar o impacto do isolamento social em 2020 durante a pandemia, o qual proporcionou um impulso no comércio digital, inclusive passou a ser o preferido por muitos consumidores brasileiros – o Google observou um aumento de 112% dos pedidos e 104% do faturamento no comércio digital. Em 2021 a dinâmica comercial segue sendo cada vez mais digital.

 

É por isso que durante todo esse mês as empresas devem ter o foco de aparecer, abusar da criatividade para conseguir se comunicar da forma mais eficiente com o maior público possível.


E quais são as formas que as empresas podem utilizar para divulgar a sua Black Friday? Existem várias, dê só uma olhada: 

 


Posts nas redes sociais



Fazer publicações nas redes sociais é fundamental, considerando que os consumidores são diretamente influenciados por este canal e os números do consumismo digital seguem aumentando. Usar as redes sociais como canal para Black Friday é fazer um aquecimento, além de ajudar os clientes memorizarem a data com a sua marca e já os deixa mais ansiosos para ela.


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Anúncios (Ads)



Para alcançar um maior público, se destacar e aumentar suas vendas, uma boa estratégia é criar anúncios com um visual chamativos e com referências que o público-alvo capte de forma fácil. Esses anúncios você pode fazer em cada plataforma, de acordo com sua estratégia.


Sem dúvidas, facebook e instagram são as principais pois onde estão concentradas o maior número de usuários engajados.


A queridinha da vez, TikTok, é uma estratégia de pensar diferente e atrair atenção daqueles que já estão acostumados com o formato instagram. Assim as opções são várias: Facebook Ads, Linkedin Ads, Pinterest Ads, TikTok Ads, Google Ads, etc…


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Catálogo



Disponibilizar catálogos é uma forma interessante para o público conhecer seus produtos e já saber os descontos que você está proporcionando. A jornada do cliente é facilitada, pois ele poderá se planejar e organizar para consumir.


O catálogo tem que ter cara de Black Friday. Use as cores da Black, isso desperta atenção como “novidade”, aciona o gatilho de urgência (a pessoa sabe que é temporário e vai querer aproveitar o quanto antes) e realça como valores promocionais para aquela data específica (legal inserir o valor original e o valor com desconto).


Aqui, você pode explorar tanto em material físico quanto digital também.


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Cartaz



Aqui vemos um exemplo de estratégia que capta nossa atenção visualmente; o chamativo valor econômico do produto gera uma sensação inegável de “eu não posso perder essa oportunidade”.

 

Quando falamos no cartaz, pensamos em atingir as pessoas que transitam próximas a sua loja. É um momento único, pois se elas não moram ou trabalham por perto não vão voltar. Aqui a oportunidade é única.

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Banners no site



Esse exemplo de banner mostra ao potencial cliente o tempo que falta para que a Black Friday aconteça, além de reforçar o desconto que eles terão na data. Ao procurar por outros produtos, eles podem ser relembrados da data.


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Aplicações

 


Não espere a pessoa entrar na sua loja ou comparar os preços para saber que você está na Black Friday! Elas precisam saber assim que batem o olho. Veja outro exemplo abaixo:



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As estratégias para fazer presença com a sua marca são diversas, o importante é se preparar para cada etapa desse mês. As marcas mostram que criar uma identidade visual marcante nesta data é um passo importante para potencializar as vendas.


No modelo de assinatura da We Do Logos, você tem um designer fixo que usa e abusa da criatividade da sua marca se destacar nessa data tão acirrada. Com um profissional a sua disposição, você pode solicitar:


  • Imagens para atualizar o perfil das suas redes sociais;
  • Posts para publicar sobre os produtos, promoções e etc.;
  • Criativos para fazer campanhas nas redes sociais;
  • Landing Page para receber público que buscam alguma oferta em específica;
  • Uniforme para seus funcionários usarem, também é uma forma de comunicação visual;
  • E-mail marketing para divulgar para sua base ;
  • Banner para usar no seu site;
  • Materiais gráficos como: folder, folheto, filipeta, flyers, etc.;
  • Encarte, Cartaz ou Fachada;
  • Anúncio para revista ou jornal;
  • Roll Up, Arte para balcão, Totem e Wobbler;
  • Embalagem, Sacola ou Saco personalizados;
  • Kits para engajar funcionários: camisas, bonés, caneca, copo, ou qualquer outro acessório;
  • E muito mais!


Vamos encontrar um designer que tenha o perfil ideal para atender sua empresa? Deixe aqui nos comentários outras dicas que pode ser explorados na Black Friday.

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