A última sexta-feira do mês de novembro é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e lojistas: é o dia da famosa Black Friday. Neste ano, o evento ocorrerá no dia 26 de novembro.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e ficou famosa pelos registros das filas quilométricas em cada esquina, composta por pessoas que tinham o mesmo objetivo: aproveitar os descontos consideráveis e consumir o máximo pelo menor preço.
O sucesso norte-americano com a data chamou a atenção dos lojistas de outros países e ela passou a ser introduzida em outros lugares. No caso do Brasil, a data foi adotada em 2010.

Black Friday e o consumo digital
Inicialmente teve uma adesão tímida, mas aos poucos começou a ganhar força e gradualmente foi aumentando até se tornar o que é atualmente: um evento onde ocorre um dos maiores faturamentos com vendas, batendo recordes a cada ano. Em 2020, as vendas na Black Friday tiveram um crescimento de 31% em relação a 2019 de acordo com os dados da Compre&Confie. Em 2021 espera-se mais crescimentos.
Não podemos deixar de considerar o impacto do isolamento social em 2020 durante a pandemia, o qual proporcionou um impulso no comércio digital, inclusive passou a ser o preferido por muitos consumidores brasileiros – o Google observou um aumento de 112% dos pedidos e 104% do faturamento no comércio digital. Em 2021 a dinâmica comercial segue sendo cada vez mais digital.
É por isso que durante todo esse mês as empresas devem ter o foco de aparecer, abusar da criatividade para conseguir se comunicar da forma mais eficiente com o maior público possível.
E quais são as formas que as empresas podem utilizar para divulgar a sua Black Friday? Existem várias, dê só uma olhada:
Posts nas redes sociais
Fazer publicações nas redes sociais é fundamental, considerando que os consumidores são diretamente influenciados por este canal e os números do consumismo digital seguem aumentando. Usar as redes sociais como canal para Black Friday é fazer um aquecimento, além de ajudar os clientes memorizarem a data com a sua marca e já os deixa mais ansiosos para ela.

Anúncios (Ads)
Para alcançar um maior público, se destacar e aumentar suas vendas, uma boa estratégia é criar anúncios com um visual chamativos e com referências que o público-alvo capte de forma fácil. Esses anúncios você pode fazer em cada plataforma, de acordo com sua estratégia.
Sem dúvidas, facebook e instagram são as principais pois onde estão concentradas o maior número de usuários engajados.
A queridinha da vez, TikTok, é uma estratégia de pensar diferente e atrair atenção daqueles que já estão acostumados com o formato instagram. Assim as opções são várias: Facebook Ads, Linkedin Ads, Pinterest Ads, TikTok Ads, Google Ads, etc…

Catálogo
Disponibilizar catálogos é uma forma interessante para o público conhecer seus produtos e já saber os descontos que você está proporcionando. A jornada do cliente é facilitada, pois ele poderá se planejar e organizar para consumir.
O catálogo tem que ter cara de Black Friday. Use as cores da Black, isso desperta atenção como “novidade”, aciona o gatilho de urgência (a pessoa sabe que é temporário e vai querer aproveitar o quanto antes) e realça como valores promocionais para aquela data específica (legal inserir o valor original e o valor com desconto).
Aqui, você pode explorar tanto em material físico quanto digital também.



Cartaz
Aqui vemos um exemplo de estratégia que capta nossa atenção visualmente; o chamativo valor econômico do produto gera uma sensação inegável de “eu não posso perder essa oportunidade”.
Quando falamos no cartaz, pensamos em atingir as pessoas que transitam próximas a sua loja. É um momento único, pois se elas não moram ou trabalham por perto não vão voltar. Aqui a oportunidade é única.


Banners no site
Esse exemplo de banner mostra ao potencial cliente o tempo que falta para que a Black Friday aconteça, além de reforçar o desconto que eles terão na data. Ao procurar por outros produtos, eles podem ser relembrados da data.

Aplicações
Não espere a pessoa entrar na sua loja ou comparar os preços para saber que você está na Black Friday! Elas precisam saber assim que batem o olho. Veja outro exemplo abaixo:

As estratégias para fazer presença com a sua marca são diversas, o importante é se preparar para cada etapa desse mês. As marcas mostram que criar uma identidade visual marcante nesta data é um passo importante para potencializar as vendas.
No modelo de assinatura da We Do Logos, você tem um designer fixo que usa e abusa da criatividade da sua marca se destacar nessa data tão acirrada. Com um profissional a sua disposição, você pode solicitar:
- Imagens para atualizar o perfil das suas redes sociais;
- Posts para publicar sobre os produtos, promoções e etc.;
- Criativos para fazer campanhas nas redes sociais;
- Landing Page para receber público que buscam alguma oferta em específica;
- Uniforme para seus funcionários usarem, também é uma forma de comunicação visual;
- E-mail marketing para divulgar para sua base ;
- Banner para usar no seu site;
- Materiais gráficos como: folder, folheto, filipeta, flyers, etc.;
- Encarte, Cartaz ou Fachada;
- Anúncio para revista ou jornal;
- Roll Up, Arte para balcão, Totem e Wobbler;
- Embalagem, Sacola ou Saco personalizados;
- Kits para engajar funcionários: camisas, bonés, caneca, copo, ou qualquer outro acessório;
- E muito mais!
Vamos encontrar um designer que tenha o perfil ideal para atender sua empresa? Deixe aqui nos comentários outras dicas que pode ser explorados na Black Friday.