Aderir a campanhas que colaboram com o bem-estar da sociedade pode ser um movimento marcante para o seu negócio.


Em um momento em que as empresas estão apoiando várias causas sociais - Marketing Social (termo estabelecido por Philip Kotler) - isso se torna muito necessário para visibilidade da marca.


Assim, para o mercado que conta hoje com diferentes empresas iguais (seja na qualidade, no atendimento ou no produto/serviço), isso se torna um diferencial competitivo e conquista novos consumidores com uma comunicação que não necessariamente fala sobre preço, produto ou desconto.


Afinal, o que é e como surgiu campanha Novembro Azul??

campanha novembro azul

Em 2003 nasceu o movimento do Novembro Azul na Austrália, mas foi em 2011 que o Instituto Lado a Lado Pela Vida iniciou a Campanha aqui no Brasil.


Atualmente mais de 20 países estão engajados em fortalecer a importância do movimento.



Você conhece a importância dele?

A Campanha do Novembro Azul surgiu inicialmente como uma estratégia voltada a conscientização do câncer de próstata, tipo mais comum entre homens, e sobre a importância de realizar os exames preventivos, os quais aumentam a probabilidade de evitar ou tratar possíveis doenças.


Aos poucos, o movimento ganhou visibilidade e ampliou o seu olhar: além da conscientização sobre o câncer de próstata, tem sido abordada a importância dos homens cuidarem da saúde, através da promoção de informações e quebra de tabus que ajudam a diminuir a distância do público masculino dos consultórios.


Independente do ramo é importante somar a campanha e estabelecer uma presença digital engajada. Estar atento a identidade visual durante a Campanha do Novembro Azul é significativo para conversar com público sobre a importância da saúde dos homens.


O significado do bigode

campanha novembro azul


O símbolo original da Campanha do Novembro Azul é o bigode, estabelecido na Austrália quando os pioneiros do movimento decidiram deixar o bigode crescer durante todo o mês com o objetivo de chamar atenção de todos para a saúde dos homens – com grandes bigodes difíceis de não serem percebidos.


O azul é a cor do mês, presente em toda alusão a campanha, assim como o símbolo de uma fita, conhecido por ser utilizado em outros meses e campanhas. Aqui no Brasil os laços se popularizam no decorrer dos anos durante esses movimentos.


Você pode ter visto isso na mobilização dos meses anteriores, no Outubro Rosa com a conscientização sobre o câncer de mama, o Setembro Amarelo com a valorização da vida e saúde mental. Nesse mês vamos ter a continuidade desses movimentos que fortalecem a conscientização sobre aspectos da saúde, e por isso, são tão necessários.


Assim como em outros momentos em que a saúde se torna protagonista o ideal é transmitir a mensagem de forma séria, lúcida e leve.



Como aplicar essa ação na minha empresa?


Material online



Ideias é que não faltam, principalmente tendo o meio digital como o principal meio de comunicação. Independente da rede social que você tiver, você pode e deve personalizar sua marca com a cor azul. Seja na imagem de perfil ou nas capas, isso já é o suficiente para mostrar que sua empresa abraça essa campanha.


Agora o que não pode faltar é um recado importante aos seus seguidores reafirmando a importância da causa. Um post com uma frase sobre novembro azul já se preenche muito bem o recado (ah, não esqueça de usar a #).


novembro azul


Material gráfico


Como informação nunca é de mais, principalmente quando a causa for boa, material de prospeção é tão importante quanto material para redes sociais.


Você pode explorar em folders, folhetos, filipetas e qualquer outro material que se faz necessário se atingir seu público alvo. Veja os exemplos do Carrefour e da Gillette abaixo:


campanha novembro azul
campanha novembro azul


Outros exemplos:

campanha novembro azul
campanha novembro azul
campanha novembro azul
campanha novembro azul
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O mês iniciou e é importante ter a iniciativa de alinhar a imagem do seu negócio ao movimento, assim como disponibilizar materiais personalizados e incentivar seus clientes. É um momento crucial de conscientização para locais que trabalham com o cuidado a saúde e bem-estar das pessoas e também para marcas que atendem, em sua maioria, o público masculino.


Apesar da Campanha Novembro Azul estar completando uma década no Brasil, a aderência das marcas ainda é lenta e discreta por conta dos tabus, mas a tendência é que juntos possamos romper essas barreiras.


E você? Já pensou como sua marca pode abraçar essa causa? Converse já com nosso time e encontramos um designer que tenha o perfil ideal para atender sua empresa. Deixe também aqui nos comentários suas ideias e compartilhe com outros empreendedores.

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