Abrir empresa MEI: Tire suas dúvidas

A princípio, abrir um negócio pode ser visto como um caminho intimidante, um processo cansativo que envolve tantas questões burocráticas que chega a desanimar mesmo aqueles que sonham em ter seu empreendimento.
Esse cenário pode ter sido a realidade por um longo tempo, mas nos dias de hoje abrir uma empresa é um processo seguro e prático, podendo ser realizado de forma integralmente online e desburocratizada. Dúvidas, falta de informação, carência de suporte... O primeiro passo pode ser o mais assustador, mas se o empreendedor que habita em você está pronto pra embarcar nessa jornada, fica atento nas próximas informações.
Abrir empresa MEI: em dados
Primeiramente vamos aos dados: o Mapa das Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal para que todos tenham a possibilidade de obter informações sobre o procedimento de registro de empresas, o tempo médio para abertura, o número de empreendimentos abertos e fechados, todas essas informações detalhadas.
Essa ferramenta nos entrega a descrição detalhada de dados e informações relevantes sobre o ambiente de negócios e a descrição de ações voltadas a impactar o cenário econômico. Você já a conhecia?
2021, além de aumento de 26,5% quando comparado com o segundo quadrimestre de 2020.
Ainda ter receio é compreensível, mas abrir uma empresa online de forma simples e segura é viável e tem se tornado cada vez mais comum. Com a digitalização dos trâmites necessários para a abertura de um negócio, a burocracia foi drasticamente reduzida e a formalização dos negócios foi facilitada.
Mas vamos com calma e bastante atenção: para dar início a abertura de uma empresa será necessário se organizar e realizar alguns passos com toda a cautela possível para garantir que o seu negócio esteja dentro das condições legais e devidamente preparado para enfrentar os mais diversos desafios presentes do mercado.
Como é possível abrir uma empresa online?

Para facilitar o caminho de abrir uma empresa de forma online, organizamos uma lista com os itens fundamentais para te guiar nesse processo. Aqui segue um passo a passo do que você precisa para abrir negócio:
Passo 1 - Reunir todos os documentos necessários
Para cada tipo de empresa, a Receita Federal fará uma requisição de uma lista de documentos diferentes, verifique o formato do seu negócio e certifique-se que os documentos necessários estejam em mãos.
Passo 2 - Registro na Junta Comercial
Primeiramente deve-se fazer o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado, e é a partir deste passo que a sua empresa vai passar oficialmente a existir
Atenção: deve ser feito antes da inscrição no CNPJ.
Passo 3 - Inscrição no CNPJ
A inscrição no CNPJ acontece junto a Receita Federal, a qual lhe encaminhará um comprovante de confirmação do recebimento dos seus dados, tornando possível acompanhar todo o seu processo e como ele está sendo conduzido. A comunicação das suas informações pessoais é absolutamente segura.
Passo 4 - Definir melhor formato para a sua empresa
Será necessário estudar sobre os formatos de uma empresa, incluindo leituras sobre faturamento, como se dá a presença ou ausência de sócios, ramos de atividades, entre outras características. Após ter analisado, você escolherá um dos formatos: empresa individual, microempresa, empresa de pequeno porte, microempreendedor individual (MEI) ou outros.

Passo 5 - Estabelecer a atividade principal do seu negócio
Um passo muito importante é definir a atividade base da sua empresa: para facilitar esse processo, tenha em mãos e se baseie na Classificação Nacional de Atividades Econômicas, também conhecida como (CNAE), ela é uma ferramenta de padronização das atividades econômicas.
Passo 6 - Escolher o regime tributário
No momento da escolha do regime tributário devem ser levadas em consideração diversas características: porte do negócio, tipo de atividade realizada, custos que ele requer, forma de tributação, faturamento anual, etc. Pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, entre outros, estude sobre o seu negócio e decida em qual regime ele se encaixará de forma mais adequada.
Passo 7 - Obter o alvará de localização e funcionamento
O alvará de localização e funcionamento é uma chave de autorização final para abrir seus negócios, onde constará que a sua empresa está cumprindo todas as condições estabelecidas pela Lei. Para obtê-los, você deverá comprovar que todas as condições exigidas por lei estão sendo cumpridas e fique atento: essas condições podem variar de acordo com o município, estado e ramo de atividade.
Passo 8 - Realizar a inscrição estadual
A inscrição estadual representa o registro formal do seu negócio, o qual lhe garantirá permissão de funcionamento.
Atualmente, boa parte dos estados têm convênio com a Receita Federal para possibilitar a concessão da inscrição estadual de forma online junto com o CNPJ, através de um cadastro único. Mas fique atento: em alguns casos, a inscrição estadual precisa estar nas suas mãos antes da obtenção do alvará de funcionamento.
Passo 9 - Adquirir o certificado digital
Para finalizar o processo de abrir uma empresa, é fundamental a aquisição do Certificado Digital, um documento que assume a garantia de segurança da troca de informações da sua empresa e o governo. Dessa forma, o seu negócio
passa a ter uma identidade segura e com validade jurídica no âmbito digital.
Através desse guia, você tem uma base que te ajudará no processo de abertura de uma empresa de forma 100% online de forma rápida, sem necessidade de papelada e burocracia.
Esse início de ano é um momento mais que oportuno para tirar as ideias do papel, hein? Acompanhe mais dicas no blog da We Do Logos Club e já procure o perfil de designer ideal que vá te ajudar em toda comunicação visual dessa sua empresa.