Comunicação Visual no natal: o que sua empresa precisa criar

Com a chegada do mês de dezembro o espírito festivo chega com tudo e se espalha ao nosso redor, gerando oportunidade para construir estratégias de comunicação para a sua marca. Ainda mais se considerarmos a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que prevê um aumento de 3,8% nas vendas natalinas, em comparação ao ano passado.
As marcas não devem perder tempo e devem começar a investir nas campanhas de Natal o quanto antes. Alinhar a identidade visual com o espírito natalino e planejar os conteúdos que serão publicados é uma ótima forma de ser ficar no mindset do cliente e ser lembrada antes que a concorrência ocupe esse espaço.
Já considerou o seu produto e mapeou todos os recursos disponíveis de cada mídia que você pode utilizar? Não sabe como se preparar? Fique tranquilo, a seguir, confira alguns exemplos que separamos para você:
Personalize seu perfil nas redes

O poder das redes sociais é inegável. Construir uma presença digital através dela é essencial para os negócios hoje em dia.
Nos dias 24 e 25 de julho de 2020 o Burger King fez uma campanha almejando o fim do ano e antecipando o Natal. A identidade visual da marca foi alterada em todas as suas mídias e deixou ser invadida pelo espírito natalino. A logomarca ganhou um gorro e as cores da marca foram alteradas.
Apesar de não ter acontecido no Natal, a campanha gerou um enorme impacto e pudemos perceber que adaptar a identidade visual pode ser uma forma de comunicar que a sua marca está no espírito natalino.
Post nas redes sociais


O final do ano, especialmente o Natal, costuma ser recheado de sentimentos e emoções e é por isso que esse momento é tão importante para que você tire um tempo a se dedicar a humanizar sua marca.
Além da identidade visual, você pode desenvolver publicações temáticas – pode ser sobre a época do ano, sobre o seu negócio, sobre os seus produtos – o importante é se fazer presente com a sua marca alinhada ao momento. Por exemplo, você pode fazer alterações nas suas publicações remetendo à celebração.
Catálogo
Um catálogo é uma ferramenta facilitadora entre você e o seu consumidor.
Disponibilizar um catálogo radiante e luminoso, como vemos na imagem, pode valorizar o que você está oferecendo, facilitando a apresentação da sua marca e dos seus produtos.
Nessa hora, é importante contar com imagens profissionais e bem trabalhadas para garantir a qualidade do trabalho. Para isso, conte com a ajuda de profissionais para garantir a bom desempenho.
Banner no site
O banner é um elemento de destaque, pois geralmente é o primeiro a aparecer e conquistar a atenção de quem está visitando a sua página. Ele pode ser considerado como a primeira vitrine ao oferece um gostinho do seu produto e melhor: a mensagem que você quer passar acontece quase que de imediato!
Ao inserir elementos típicos natalinos no seu banner, as pessoas que chegam até o seu espaço já podem mergulhar no espírito festivo. Isso gera conexão, principalmente pois mostra que sua marca está antenada com dia dia e para fechar uma venda fica muito mais fácil.
Encarte

Continente é uma marca portuguesa de distribuição alimentar, a primeira cadeia de hipermercados em Portugal e até hoje segue sendo destaque no setor alimentar do país.
A marca disponibilizou um encarte especial de Natal para anunciar as promoções atrativas da época e estimular vendas. O encarte é produzido com cuidado visual para entrar no clima festivo, facilitando o conhecimento dos produtos e de (imediato) os descontos proporcionados.
Embalagem

No Natal de 2018 a marca Nutella criou uma embalagem especial com um boneco de neve e uma etiqueta na tampa para personalizar os frascos e expressar o espírito natalino.
A marca seguiu a tradição e continua oferecendo moldes para estampar e decorar os frascos que oferece, dando um toque natalino sem deixar o toque pessoal da marca.
Cardápio

A Baba de Moça é uma empresa que iniciou suas atividades em 1994 com o intuito de oferecer tortas e sobremesas feitas de maneira totalmente artesanal. No cardápio de Natal de 2021, eles produziram um cardápio festivo com todas as delícias que oferecem.
Para o ramo da gastronomia, é interessante utilizar um cardápio temático com fotos trabalhadas e de boa qualidade que ofereçam um prato cheio para os olhos de quem está vendo visualizando o cardápio.
Com esses exemplos, queremos te mostrar que o seu negócio pode entrar no espírito festivo através de diversas estratégias visuais e você pode escolher a forma que mais combina com o seu negócio
Neste final de ano, faça um bom planejamento e crie conteúdos para alavancer suas vendas, aqui na We Do Logos oferecemos dezenas de serviços para te ajudar com isso.